Vitaminas: Na dose certa

As vitaminas desempenham múltiplas funções. Embora sua presença nos alimentos seja essencial à vida, o consumo excessivo é prejudicial. Portanto, elas devem ser consumidas com critério, de acordo com a necessidade. Doses mais altas podem ser necessárias em alguns casos, como na gravidez , quando as necessidades da mãe e do bebê são maiores e em casos de pessoas idosas ou hospitalizadas devido à perda do apetite, entre outros fatores.
Os fatores relacionados às deficiências de vitaminas podem estar relacionados tanto a oferta insuficiente como com problemas metabólicos, digestivos ou de absorção:
-dietas para perda de peso
– dieta monótona, sem variação
– consumo crônico de álcool
– perda por cozimento, imersão ou preparação alimentar imprópria (causa importante da perda de vitaminas)
– produção insuficiente de enzimas digestivas
– absorção de vitaminas prejudicada por medicamentos
– doenças específicas de natureza digestiva, hepática ou inflamatória.
A suplementação vitamínica feita através de drágeas, xaropes ou em pó para preparo pode ser realmente útil quando constatado uma deficiência por meio de sintomas e/ou através de exames complementares, mas deve ser feito com criterioso acompanhamento médico.

Dra. Márcia Alexandra Martins CRM 3625 – MS
Especialista pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria
Especialista pela Sociedade Brasileira de Nutrologia

Atenção: as informações contidas neste site têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. Em caso de dúvidas, o médico deverá ser consultado.

ENTRE EM CONTATO

aGENDE UMA
CONSULTA CONOSCO