GORDURA TRANS

Dra Márcia Alexandra Martins
CRM- 3625/MS
Título de Especialista em Nutrologia pela ABRAN
Título de Especialista em Psiquiatria pela ABP


Gordura Trans

O que são?
São ácidos graxos insaturados produzidos em um processo industrial que transforma óleos de origem vegetal em gordura semi- sólida para uso em margarinas, processamento e preparo industrial de alimentos. Isso é feito através de um processo chamado hidrogenação da gordura. Assim, óleos parcialmente hidrogenados originam gorduras trans. O objetivo é fazer os óleos mais sólidos, o que facilita o manuseio, aumenta o “tempo de estoque em prateleira” e confere à gordura gosto e textura agradáveis(palatabilidade).

Onde estão?
Alimentos que apresentam gorduras trans são portanto as frituras ou alimentos que utilizem este tipo de óleo em seu processamento, como as batatas fritas, pipocas de microondas, bolachas recheadas, biscoitos, sanduíches de fast-food, cookies, brownies, cremes de confeitaria,nuggets, pizzas, frituras em geral, sorvetes, bolos e tortas. Enfim, depende fundamentalmente do tipo de gordura que é utilizado no preparo de cada um dos alimentos.

Quais são os riscos para a saúde?
Diversos estudos comprovam que o consumo da gordura trans aumenta o nível do LDL (colesterol ruim) e diminui os níveis do HDL(colesterol bom), além de aumentar os níveis de triglicérides no sangue.
Aumenta ainda o risco de aterogênese,doença cardiovascular e diabetes.
O destino da gordura trans no corpo é o abdome. A gordura trans favorece a formação de tecido adiposo na região abdominal, sendo que o peso extra fica todo concentrado nessa região. Ou seja, a gordura trans é estocada no organismo sob a forma de gordura visceral, que é a mais perigosa por ser desencadeadora da Síndrome Metabólica.

Atenção: as informações contidas neste site têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. Em caso de dúvidas, o médico deverá ser consultado.

ENTRE EM CONTATO

aGENDE UMA
CONSULTA CONOSCO