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Síndrome do Intestino Irritável e a Dieta Slow Food

A Sindrome do Intestino Irritável é uma desordem complexa que altera a microbiota intestinal. Dentre os sintomas destacam-se dor, distensão abdominal e alteração do hábito intestinal.

A terapia com probiotico produz um modesto alívio sintomático, mas não é o suficiente.

A literatura tem mostrado a importância da dieta no manejo dos sintomas da SII. Por isso, em  relação aos alimentos, destacamos o papel dos FODMAPS (Fermentable olisaccharides, disaccharides, monosaccharides and polyols), carboidratos de cadeia curta, de difícil digestão, e de rápida fermentação.

A dieta LOW FODMAPS é aceita como efetiva no manejo dos sintomas da SII e deve ser a primeira opção para os pacientes. Ela melhora os sintomas em pelo menos 74% deles, como mostram vários artigos científicos atuais. A restrição de alimentos com alto teor de FODMAPS é benéfica para a saúde do intestino.


Exemplos de Alimentos com Alto  e Baixo teor de FODMAPS (Fonte: Universidade de Monash)

Alimentos com Alto teor de FODMAPS (a Evitar)

Vegetais- Aspargos, alcachofra, cebola, alho, leguminosas, ervilhas, beterraba, couve, milho.

Frutas- maçã, pera, manga, melancia, nectarina, pessego, ameixas

Leite e derivados- leite, iogurte, queijo fresco, nata, sorvete

Proteínas- ervilhas, feijão

Pães e Cereais- pães contendo trigo, cereais a base de trigo com frutas secas, massa, pizza

Biscoitos e Snacks- biscoitos a base de trigo

Oleaginosas- Pistache, castanha de caju


Alimentos com Baixo teor de FODMAP (a consumir)

Vegetais- Espinafre,cenoura, pepino, alface, tomate, beringela

Frutas- banana, laranja, tangerina, uva, melão, kiwi, morango, framboesa, maracujá, abacaxi.

Proteínas- carne, peixe, frango, tofu

Pães e cereais- pães e massas sem gluten, arroz, quinoa

Biscoitos e Snacks- biscoitos sem gluten

Oleaginosas- amêndoas, semente de abobora

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