Tel: (67) 3025-2325 Celular: (67) 99911-8883 R. Antonio Maria Coelho, 3277 - Jd. dos Estados

Ômega -3: Gordura que só faz bem

Ômega -3:  Gordura que só faz bem

ômega-3 é um tipo de gordura monoinsaturada, sendo conhecido também como ácido graxo essencial pois o corpo humano não é capaz de produzi-lo, tendo que obtê-lo através da alimentação. É um nutriente essencial para a manutenção e promoção da saúde.

Estudos a respeito dos benefícios desse nutriente para diversas áreas do corpo humano, não param de ser publicados.

No quesito emagrecimento, esse nutriente começou a chamar atenção. Uma pesquisa realizada na Universidade de Navarra, Espanha, mostrou que a ingestão de ômega-3 auxiliou na eliminação dos quilos extras de 32 pessoas. Além da perda de peso, o estudo apontou que o consumo regular de salmão é capaz de reduzir e equilibrar a pressão arterial.

Outro estudo na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (SP) apoia o fato: ¨Ficou comprovado, em experiência realizada em ratos, que o ômega-3 atua diminuindo a velocidade do ganho de peso e melhorando o sistema de controle da fome¨.

Alguns estudos também indicam que o ômega-3 traz benefícios para o humor e o aprendizado, e dessa forma é um coadjuvante em tratamentos para depressão, além de auxiliar a cognição em escolares.

Ainda na área mental, um estudo realizado por um grupo de psiquiatras da Universidade de Viena indica que o uso desse nutriente na alimentação pode reduzir o risco de esquizofrenia.

Os pesquisadores atribuem o efeito protetor do ômega-3 contra alterações nas membranas das células neurais.

Um grande número de pesquisas vem demonstrando os benefícios do ômega-3 para o coração e todo o sistema circulatório. São eles:

- atividade anti-inflamatória;

- atividade antitrombose (entupimento dos vasos sanguíneos);

- redução dos níveis de colesterol e triglicérides e

- redução da pressão arterial.

 

Os benefícios do ômega-3 estendem-se para a redução do risco de desenvolver diversas doenças, incluindo:

- diabetes;

- acidente vascular cerebral;

- artrite reumatóide;

- asma;

- síndromes inflamatórias intestinais (colites);

- alguns tipos de câncer;

- declínio mental

- melhora do sistema imunológico (defesa do organismo)

As melhores fontes de ômega-3 são os peixes e algumas espécies contém maior quantidade, as quais são:

- Cavala

- Arenque

- Sardinha

- Salmão

- Atum

- Bacalhau

 

Quanto consumir?

Recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 porções de peixe por semana, lembrando que peixe de água doce não são fontes de ômega-3. Os peixes devem ser assados, cozidos ou grelhados; não se devem fritá-los pois este processo destrói parte do ômega-3.

Atualmente o ômega-3 é largamente comercializado nas farmácias na sua forma concentrada de 1.000mg/cápsula, sendo que a dosagem por dia deve ser definida por um médico, diante de cada caso.

Quero mais informações

Quero receber o retorno por: