Tel: (67) 3025-2325 Celular: (67) 99911-8883 R. Antonio Maria Coelho, 3277 - Jd. dos Estados

Orientações Nutricionais na Doença Celíaca

A doença celíaca se manifesta devido à sensibilidade ao glúten, que é uma proteína encontrada em produtos à base de trigo, centeio, cevada e outros grãos. Pode se manifestar na infância ou o quadro pode ser iniciado na idade adulta.

As crianças que apresentam esta doença, podem manifestar os seguintes sintomas: problemas de estômago, dor abdominal, diarréia, aftas, distensão abdominal (barriga inchada) e uma maior tendência a contrair infecções. O crescimento da criança pode ser prejudicado, e algumas apresentam um quadro de anemia e problemas de pele como dermatite
Quando a doença celíaca se manifesta na idade adulta, o quadro clínico da doença se manifesta com ou sem os sintomas que ocorrem na infância. As mulheres que têm doença celíaca não menstruam e têm dificuldade para engravidar.

Uma vez que a doença for diagnosticada, os pacientes são orientados a eliminarem qualquer alimento que contenha glúten de sua alimentação
Abuse de :
- leite desnatado, ovos, peixe, carne e frango para obter proteína.
- Legumes, verduras e frutas por conterem vitaminas e sais minerais
- Legumes, batata e arroz por conterem amido, sais minerais e proteína

Evite:
- pão, massa, cereais, bolos, e outros produtos derivados de trigo, centeio ou cevada
- alimentos que usem produtos de trigo para engrossar ou cobrir, como pão, bolos de carne, salsichas, embutidos, molhos e sopas.
- bebidas que contenham glúten em sua composição como cerveja, bebidas à base de malte e achocolatados.
- a maioria dos molhos de salada industrializados, exceto maionese pura.

OBS: Quando um portador de doença celíaca começa a fazer uma dieta sem glúten, o corpo pode levar semanas ou meses para responder ao tratamento. Isso ocorre devido ao tempo de recuperação das paredes do intestino delgado. Entretanto, o sistema imunológico guarda o glúten na memória, e caso o paciente volte a ingeri-lo, os danos podem ser prolongados.


Dra. Márcia Alexandra Martins CRM 3625 – MS
Especialista pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria
Especialista pela Sociedade Brasileira de Nutrologia

Atenção: as informações contidas neste site têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. Em caso de dúvidas, o médico deverá ser consultado.

Quero mais informações

Quero receber o retorno por: