Tel: (67) 3025-2325 Celular: (67) 99911-8883 R. Antonio Maria Coelho, 3277 - Jd. dos Estados

Nutrientes e Procedimentos Estéticos

A Importância da Ingestão de Determinados Nutrientes Durante os Procedimentos Estéticos
A preocupação com a preservação da juventude é notória e ganha cada vez mais força, e cada vez mais torna- se motivo de interesse geral em nossa sociedade. Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia e da ciência médica, os tratamentos dermatológicos e a reposição hormonal estão cada vez mais acessíveis, inclusive financeiramente, à população.

Com o advento do aumento da expectativa de vida da população, aumenta a procura da longevidade com qualidade de vida e por isso, os procedimentos estéticos que possam agregar juventude a isso passaram a ser mais valorizados em todas as faixas etárias e em todos os segmentos populacionais.

A Nutrologia e a Estética estão diretamente relacionadas pois a prescrição dos nutrientes certos, proporcionam uma melhor cicatrização, produção de colágeno, e uma maior resposta da pele no final do tratamento. Não é difícil de imaginar que uma pele desnutrida devido a uma má alimentação,que desequilibra o organismo como um todo, não consegue responder a nenhum tratamento estético como deveria.

Alguns nutrientes são imprescindíveis nos tratamentos estéticos, como por exemplo o consumo de ômega-3 é importante no tratamento da acne pois diminui o processo de hiperqueratinização e a inflamação dérmica.
Nos tratamentos com peelings, devido a produção de estresse oxidativo que o mesmo provoca, uma preparação com substâncias antioxidantes antes e após esses procedimentos podem reduzir a ação prejudicial dos radicais livres.

No processo de regeneração epitelial, após o tratamento estético, alguns nutrientes são fundamentais, por exemplo, o zinco estimula a reepitelização; a vitamina A aumenta a síntese de colágeno e diminui a colagenase, que pode formar cicatrizas hipertróficas(quelóides). As vitaminas C e E atuam na reconstituição do tecido colágeno, permitindo maior elasticidade e firmeza da pele, por meio de mais estímulo das fibras colágenas.
No caso do tratamento para estrias, a alimentação deve priorizar proteínas de alto valor biológico, para manutenção do colágeno e da massa muscular, evitando a flacidez que normalmente acompanha as estrias. Além disso a hidratação adequada é fundamental para prevenir o ressecamento da pele conseqüente aparecimento das estrias.

No tratamento de preenchimento com toxina botulínica, a alimentação pode minimizar a resposta inflamatória de modo natural, com a escolha de alimentos ricos em ácidos graxos poliinsaturados.
E no tratamento da celulite, a alimentação é fundamental no controle do edema, sendo que o sódio deve ser reduzido e a oferta de potássio aumentada. Todos os fatores dietéticos que favorecem a manutenção do peso corporal adequado, como as fibras solúveis, são importantes neste tipo de tratamento.

Por isso o acompanhamento médico com um Nutrólogo é imprescindível antes e durante os tratamentos estéticos e/ou dermatológicos, pois desta forma, estará garantida a reposição dos nutrientes adequados a cada fase dos tratamentos.

Dra. Márcia Alexandra Martins CRM 3625 – MS
Especialista pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria
Especialista pela Sociedade Brasileira de Nutrologia

Atenção: as informações contidas neste site têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. Em caso de dúvidas, o médico deverá ser consultado.

Quero mais informações

Quero receber o retorno por: